Este é um assunto que interessa a todos nós que trabalhamos com eletricidade. A Engenheira Mariângela Souza Amaral, Coordenadora Técnica de São Mateus, é responsável por esta esclarecedora matéria.
A NR-10 é um regulamento de segurança em instalações e serviços em eletricidade e por isso é de uso compulsório. A sua publicação em 8 de dezembro de 2004 alterou o curso das instalações elétricas e da forma com que se fazem os serviços em eletricidade no Brasil. Este novo regulamento de segurança em instalações e serviços em eletricidade apresentou um grande avanço na forma de projetar e manter as instalações elétricas e na forma de se trabalhar com a eletricidade. A NR-10 é um regulamento que tem como objetivo garantir a segurança e a saúde de todos os trabalhadores, tanto os que trabalham diretamente com energia elétrica quanto os que a usam para o seu trabalho, e abrange:
1) a segurança em instalações elétricas nos locais de trabalho
2) a segurança em serviços em eletricidade.
As instalações elétricas nos locais de trabalho deverão ser adequadas às características do local, às atividades exercidas e aos equipamentos de utilização. Em particular as medidas de proteção e componentes da instalação devem ser selecionadas de acordo com as influências externas, tais como presença de água, presença de corpos sólidos, competências das pessoas que usam a instalação, resistência elétrica do corpo humano, contato das pessoas com o potencial local, natureza das matérias processadas ou armazenadas e qualquer outro fator que possa incrementar significativamente o risco elétrico ou outros riscos adicionais.
A Norma apresenta um maior volume de prescrições e procedimentos em:
a) segurança em instalações elétricas desenergizadas
b) segurança em instalações elétricas energizadas
c) trabalhos envolvendo alta tensão
d) segurança na construção, montagem, operação e manutenção
e) habilitação, qualificação, capacitação e autorização dos trabalhadores.